17 jan … Sobre orquídeas,filhos e férias…

As férias deste ano tem sido agitadas.Mesmo que ainda revolvendo hà quase 20 anos em torno da areia,dos filhos e orquídeas, a vida segue e muda…  Férias de verão sempre na casa de família no litoral do Rio.De lá são nossas memórias mais deliciosas cheias de dias de sol e chuva, de “Dolce far Niente” que deixam saudades quando o ano insiste em chegar…o tempo passou através destes verões e nossos filhos cresceram, os três. Um novo verão com novos desafios…o deste ano, cheio aprendizado,emotivo.

Se eu procurasse hoje um post de pequenas dicas deste período seriam dicas sobre orquídeas, que trago sempre comigo, férias e filhos ( neste gostaria de um tutorial completo). As orquídeas para minha casa de férias compro no último ceagesp do Natal pois sempre viajo em seguida. Encomendo as mais frescas sempre,que acabaram de chegar no fornecedor. As plantas sempre em vasos, escolho por variedades mais inéditas, menores para vasos e copinhos e as campeãs de durabilidade Phaelenópsis, faço um mix colorido e duradouro em cestos, cachepots e vasinhos. Para forração, prefira casca seca ou plantinhas verdes como tostãozinho,ficam melhor no calor. Quanto  aos cuidados,coloco sempre pouca água nas orquídeas, duram mais que as muito encharcadas… 2 pedrinhas de gelo na semana… O importante no local, é pouca variação de temperatura e pouco vento assim elas vão durando até 40 dias… Depois da floração amarro as melhores mudas no jardim com um simples barbante,  com o tempo elas irão se aderir ao tronco e fazer parte da paisagem…

Sobre filhos,queria um manual de explicar ao meu mais velho a grande oportunidade que a vida dá quando podemos passar um tempo fora, estudando,crescendo … E que lá na frente tudo será uma grande aventura, compartilhada em redor de uma mesa, cheia de vitórias e experiência … Sobre meu amor do meio, uma palavra define o indefinível “adolescência”. À minha caçula asseguro que vai sentir saudade do que ela nomeia” tédio”, tardes lânguidas, com pipoca e mini séries nos dias de chuva e da vista do mar pela janela… O ano vai seguir corrido com a vida urbana.

As férias. A parte secreta é que ainda vem uma jornada para a Índia um desejo antigo,que veio de presente assim!uma aventura para fotografar, viver e contar… para os filhos e guardar pra mim. Exemplificar na prática,a viver a vida a cada momento. O que o tempo nos permite com nossos medos, porém com muita curiosidade e coração aberto.

 

Fotos: Julia Ribeiro

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.