Uma Aventura Floral na Escócia

Meu arranjo outonal

Vou começar a contar essa aventura dos portões da propriedade “Cambo”que data de 1.668 no litoral Escosês no munincípio de St. Andrews. A visão da casa já impressiona, sendo sua reconstrução datando de 1881 após um incêndio da propriedade original. Me sinto como se estivesse dentro de um filme de época, ou até mesmo um sonho, onde a casa nos convida a imaginar e a romancear sobre sua geração de habitantes anteriores… sininhos para chamar a criadagem, quadros e retratos na parede e muitos livros e objetos nos convidam e instigam a imaginação… estar nessa casa já teria feito minha viagem valer a pena…

O encanto maior no entanto vem dos jardins e dos bosques naturais que circundam toda propriedade. O tempo pára, o vento sopra e podemos escutar lá no fundo o barulho do mar. Fácil nos perdemos nesta paisagem, em caminhadas que nos conectam com a natureza e a um nível muito mais profundo do nosso consciente, que nossa alma reconhece e proclama “Deve ser sempre assim …”

detalhe da casa com arranjo do workshop esmaecendo…
o Piano e seus objetos

Na tarde de chegada temos uma aula guiada pelo ” Walled Garden” com os paisagistas e jardineiros locais que nos explicam como a execução dos jardins era pensada na época e como foram mantidos e preservados os mesmos padrões de plantio, plantas locais e aproveitamento de terreno de uma maneira que o resultado visual seja uma explosão de cores, texturas, aromas de uma foram romântica e muito natural. A última novidade do jardim é o “Cut Garden”de flores plantadas especialmente para as floristas que além dos botânicos e jardineiros visitam o jardim.

O passeio guiado no jardim…
Walled Garden
A linda paisagem local

As aulas do Workshop foram dadas no celeiro onde onde funciona também a lojinha e restaurante orgânico do local.

A incrível florista Christin Geall – @cultivadedbychristin demostra seu arranjo floral fazendo uma conexão entre as pinturas e cores do impressionismo, a inspiração atual em seu trabalho, e para minha surpresa abusa das cores fortes como o pink e o laranja com muita harmonia e criatividade. Mais uma vez percebo a importância de toda forma de arte e cultura para nos aprofundarmos no design floral. Essa sintonia e a maneira como captamos e processamos a informação, ajuda na definição de um estilo floral próprio e inclui o florista na categoria de “artista”onde existe a busca pela perfeição e talento.

Christin de @cultivadedbychristin em ação
Mãos à obra seguindo a inspiração
Meu Arranjo do Workshop, Dálias ,toques de ervilha de cheiro e mini maçâs!

No segundo dia de workshop tivemos a aula demonstração de bouquet com o maravilhoso @maxgill um florista de São Francisco que admiro muito! tão bom quando voce conhece um artista e confirma que personalidade dele é tão encantadora quanto seu trabalho floral… Ele nos mostrou sua técnica para bouquet de mão no seu estilo característico, super natural. Todas as flores e texturas usadas no workshop puderam ser colhidas por cada um dos participantes no jardim, assim cada criação se torna ainda mais única, refletindo as escolhas de cada florista. Poder cortar flores de um jardim para fazer um arranjo é uma experiência única, privilégio de floristas que cultivam seus próprios jardins, em pequena ou grande escala, uma tendência mundial… tenho muita vontade!

Max na produção de seu ensaio fotográfico
A cara da felicidade com meu bouquet e fita vintage que ganhei de presente!

O resto das tardes eram livres para caminhadas e pequenas explorações até o mar. As noites eram regadas a vinho e boas conversas em momentos de trocas inter culturais e muita informação sobre plantas, flores e o mercado floral mundial. O que eu posso afirmar é que quando foi a hora de deixar Cambo Estate meu coração ficou apertado pela perspectiva de nunca mais voltar a aquele lugar… onde vivi dias deliciosos, conheci novos “Flower Friends ” que levo comigo e acompanho através das redes sociais pelo mundo… alguns, volto a re-encontrar em outra parte do globo, que com minhas aventuras florais vai se tornando um pouco menor, ao trocar fronteiras e distâncias por pessoas que tem o mesmo amor, pela natureza, pelo belo, por flor…

Nossa turma em Cambo durante deliciosos jantares e muita conversa floral
Nenhum comentário adicionado

Os comentários não estão disponíveis para esta postagem.