05 nov Workshop “Um Natal Tropical”

 

Em 20 anos na profissão de florista tive o prazer de florir e decorar inúmeras residências e eventos de Natal. Ao longo destas décadas fui observando mudanças no conceito de ” decoração de Natal “. Toda nossa informação cultural e estética sobre a data, em sua maioria, foi absorvida aqui no Brasil de outros continentes como Europa e América do Norte, onde o Natal ocorre no inverno, na neve. E toda a tradição do Natal nos relembra o lugar de origem do Papai Noel, o Pólo Norte. Essas referências encontramos nas decorações de Shopings e ruas de comércio, nas vitrines, eventos, redes sociais etc…

Outra referência importante é a razão principal da existência do Natal,um marco religioso cheio de significado, o nascimento do menino Jesus,representado pela montagem do presépio e suas lindas figuras.

O que nos vem a mente pensando no nosso Decor de Natal? os pinheiros e tuias, falsos ou naturais, com estranhos tons de novas luzes de led. Os Tons de vermelho e dourado. Uma profusão de pingentes de  anjos e estrelas, cinamon cookies, bengalas de pirulitos, esquilos, renas e muita neve de isopor ou artificial… Podíamos fazer longos parágrafos com descrições mais alongadas… mas acho que voce já consegue imaginar…

Assim com boom inicial das flores importadas`a alguns anos atrás, cravos rosas vermelhas, recém saídos do refrigerador para nosso calor de 35 C geraram boas histórias de decorações de Natal que corri para consertar de última hora… Nos últimos anos com mais experiência e confiança das clientes, meu conceito de decor de Natal é totalmente inspirado na natureza.Em tudo que brota fresco e segue seu processo natural de vida,seu ciclo.

Tenho cuidado na escolhas de verdes resistentes e elegantes, Galhos secos, folhagens além das tuias e pinheiros, como folhas de magnólia, latania, galhos de lichia ( que dá em São Paulo nesta época…) e folhas secas de Baobá que por vezes recebem toques de spray dourado, por que não? sem falar nos capins…mato mesmo! Flores podem ser ou não parte desta escolha, mas adoro optar por Gloriosas, Antúrios que estão em alta com toques de Amarathus e sementes variadas , para o amor brotar…

Pela viagens e workshops pelo mundo fui percebendo que as floristas tem orgulho de seu cultivo e das flores regionais e locais utilizados nos arranjos…nada mais sensato, adequado e sustentável. A cada retorno ao meu país, mais a conexão com a natureza local me envolve, aumenta. Quero conhecer mais, proteger mais e mostrar que temos algo único, rico e precioso. Nosso…

Por que não pensar que nosso Natal poderia ser mais Brasileiro… sem perder sentido, seguindo cores e referências que continuam prevalecendo mas que podem e devem ser reinterpretadas. No nosso workshop ” Um Natal Tropical “ – meu convite é para que juntos possamos criar e idealizar um Natal Brasileiro, adequado, elegante e único!

Esperamos voce

com carinho

Lucia Milan

 

 

 

No Comments

Sorry, the comment form is closed at this time.